MBA EM EMPREENDEDORISMO, GESTÃO E MARKETING DE EMPRESAS

CHANCELA: Faculdade GAMA E SOUZA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/MBA: Nível Lato Sensu

CERTIFICAÇÃO: Especialista

MODALIDADE: Presencial

CARGA HORÁRIA: 360 horas

PERIODICIDADE: 1 fim de semana por mês (sábado e domingo)

LOCAL: Campus Copacabana - HORÁRIO: 08h00 as 18h00

DURAÇÃO: 18 meses

COORDENAÇÃO ACADÊMICA EXECUTIVA: Prof. Me. Carlos Cardoso

APRESENTAÇÃO DO CURSO
Atualmente, os empreendedores que almejam abrir o seu próprio negócio, em sua grande maioria, são profissionais que resolveram montar uma empresa e alçar voos maiores e, embora conheçam profundamente os aspectos técnicos da profissão, muitas vezes não possuem conhecimentos em áreas vitais, como:

planejamento estratégico e design thinking, gestão e administração, economia e finanças, jurídica e contabilidade, comercial, marketing e comunicação, tecnologia da informação e inovação, liderança e gestão de pessoas, todas fundamentais para o perfeito funcionamento e o bom desempenho de suas organizações.

A criação e implantação do Curso MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing de Empresas vem suprir uma lacuna do mercado, que carece de mão de obra especializada, tanto para empreendedores quanto para intra-empreendedores.
Para alcançar os objetivos o Curso apresenta uma estrutura curricular inovadora, com o conteúdo programático distribuído em módulos, de forma a que o participante ao concluir o MBA esteja preparado para executar no dia a dia o que foi aprendido em sala de aula.

PÚBLICO-ALVO
O Curso é indicado para pessoas que tenham ou necessitem desenvolver o seu espírito empreendedor,  profissionais liberais, como também, investidores, financistas, empresários, empreendedores, gestores, administradores, gerentes,  supervisores, intra-empreendedores e coordenadores de empresas e/ou de projetos, em qualquer área de formação, que pretendam criar, implantar, desenvolver e manter negócios ou trabalhar em cargos de gestão e liderança.

A todos aqueles que necessitam se atualizar e receber as informações mais recentes do universo empresarial e do mercado de

trabalho, de forma a aprimorar seus conhecimentos em conceitos e estratégias modernas de forma inovadora criando

diferenciais competitivos.

OBJETIVO GERAL
Formar especialistas em Empreendedorismo, Gestão e Marketing de Empresas, oferecendo uma estrutura curricular contendo um leque de subsídios que os possibilitem a empreender, criando, desenvolvendo e mantendo negócios que contenham diferenciais estratégicos e inovadores.

Preparar os discentes a projetar, construir, instalar, equipar, promover e administrar o seu próprio negócio ou a empresa na qual é ou pretende ser o gestor, dentro de padrões de qualidade que a sociedade requer, elaborando o plano de negócios da empresa de forma a diminuir satisfatoriamente os riscos provenientes da montagem de um negócio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacitar os profissionais para avaliarem alternativas e estabelecer prioridades em ambiente competitivo – uma visão

diferencial.

Desenvolver a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada sempre para obter resultados.

Fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em relação aos aspectos econômicos e financeiros que advém da montagem de um negócio.

Fornecer conteúdos programáticos que facilitem a promoção de um relacionamento saudável entre empregadores e

e empregados, como também, a preocupação em estabelecer uma empresa que mantenha sinergia com o meio ambiente.

Ensinar práticas gerenciais de forma a proporcionar condições de entender e formular ações táticas que sirvam de referencial na

na resolução de problemas empresariais.

Compor um planejamento estratégico de marketing equilibrado e de integração na aplicação das diferentes ferramentas de

comunicação, com intuito de não confundir a imagem da empresa e o posicionamento da marca, a fim de obter sucesso na implantação dos planos estratégicos.

Criar a arquitetura comercial e aprimorar a engenharia do portfólio de negócios da empresa.

Proporcionar oportunidade de conhecer doutores, mestres, especialistas, empresários, empreendedores, gestores e administradores consagrados na área acadêmica e no setor empresarial, inclusive os diferenciais competitivos utilizados nas

empresas em que atuam no mercado.

DISCIPLINAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA I

Inovação, Design Thinking e Introdução ao Pensamento Complexo

Conteúdos Programáticos

  • A Visão Sistêmica da Vida - as influências da Teoria da Complexidade, a ‘Nova Ciência’, na carreira e nos negócios do profissional. Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Jurídicos da Intervenção Profissional. Ferramentas de Gestão: a lupa, o telescópio e o microscópio. Esporte, Violência, Cultura e Sociedade. Esporte Sustentável. Ensino, Metacognição e Metodologias Ativas. Abordagens da Gestão no Âmbito Educacional da Educação Física: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação Lato Sensu. Psicologia e Psicanálise - ferramenta de evolução pessoal. A Crise sou Eu: ações e práticas voltadas à superação de crises.

 

DISCIPLINA II

Marketing Dez Ponto Zero (10.0)

Conteúdos Programáticos

  • Aspectos históricos, filosóficos, sociológicos e psicológicos influenciadores na realização profissional e no sucesso financeiro: de Krishna a Steve Jobs, perpassando por Lao-Tsé, Siddhartha Gautama, Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Yoshua Bem Pandira, Nicolau Maquiavel, René Descartes, Auguste Rodin, Sigmund Freud, Henry Ford, Mahatma Ghandi, Carl Jung, Albert Einstein, Huberto Rohden, Erich Fromm, Eric Hobsbawn, Marc Haven, Daniel Mazir, Edgar Morin, Alvin Toffler, Heidi Toffler, Martin Luther king, Domenico De Masi, Nuno Cobra, Fritjof Capra, Howard Gardner, Bill Gates e Waldez Ludwig.

  • Marketing Dez Ponto Zero (10.0): como construir, desenvolver e manter a sua marca pessoal e empresarial. Branding (criação e gestão da marca). Marketing presencial: compareça, promova e sampling. Marketing de parceria. Marketing de permuta. Marketing de última geração através de ferramentas online disponíveis em tempo real: site na Internet, e-mail marketing, fanpage no Facebook, messenger, whatsapp, instagran.

  • Ferramentas de comunicação (mix). Transmídia. Web Marketing. Pesquisa de marketing. Análise do comportamento do consumidor. Prospecção de clientes, vendas e pós-vendas. Recepcionamento, atendimento, retenção e fidelização de clientes. Oratória: como tornar a sua comunicação mais eficaz.

DISCIPLINA III

Liderança no III Milênio

Conteúdos Programáticos

  • Tipologias de Liderança. Liderança Autocrática. Liderança Liberal. Liderança Democrática. Liderança Complexa. Capital Intelectual. Trabalho em Equipe. Administração de Conflitos.

  • Empreendedorismo: você é o dono ou pretende montar um negócio.

  • Intra-empreendedorismo: você não é o dono, mas pensa e age como se fosse!

  • O paradoxo do empreendedorismo: você é o seu próprio negócio, mas o seu maior concorrente é você!

DISCIPLINA IV

A Teia Complexa, Eclética e Dinâmica de Eventos Inter-Relacionados do Plano de Negócios

Conteúdos Programáticos

  • Introdução ao Planejamento Estratégico de Marketing. Matriz Analítica do Plano de Negócios de Cardoso.

  • Novos Paradigmas. Matriz Sistêmica do Plano de Negócios de Cardoso.

  • Análise de Viabilidade do Negócio. Elaboração do Payback.

  • Educação Financeira. Finanças Corporativas. Valuation.

  • Princípios e Conceitos Fundamentais de Direito e de Contabilidade para a Gestão de Negócios. Noções de Direito Empresarial. Noções de Direito Civil. Noções de Direito do Trabalho.

  • Contabilidade Introdutória.

DISCIPLINA V

Workshops

​Conteúdos Programáticos

  • Exercícios Individuais no Computador Laptop, com o Software Excel 2010 Instalado, ou com Calculadora Tradicional. Desenvolvimento do Payback de modelos de negócios diferentes.

  • Metodologia Canvas.

  • Apresentação de Cases de Sucesso no Mercado de Fitness e Wellness.

  • O Profissional gerenciando a qualidade de vida do cliente de A a Z.

DISCIPLINA VI

Metodologia da Pesquisa

Conteúdos Programáticos

  • ​Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa. Tipos de Conhecimento. Tipos de busca online. Pesquisa Científica e Qualidade de Informação. Tipos de Literatura. Tipos de Pesquisa. Regras de Formatação de Trabalho. Como Escrever um resumo para trabalhos científicos. Como realizar uma revisão de literatura. Fichamento de artigos e capítulos.

DISCIPLINA VII

Seminário de Pesquisa

Conteúdos Programáticos

  • Seminário de Pesquisa I: Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

  • Seminário de Pesquisa II. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

CORPO DOCENTE E PROFESSORES CONVIDADOS

Doutores, Mestres, Especialistas e Empresários de Renome, Consagrados na Área Acadêmica e/ou no Setor Empresarial​

  • Amauri Marcello. Angelo Luis de Souza Vargas. Angelo Gonçalves Dias. Antonio Quinto. Armando Ribeiro. Bruno Leal Franco. Carlos Cardoso. Celso Cunha. Davi Miranda. Delton Cervinho. Eduardo Mello. Fábio Cantizano. Gilberto Sterenkrantz. João Laurentino. Jorge Oliveira. Luiz Felipe Roque da Silva. Marcio Coppeli. Philipe Lantos. Roberto Pavel. Rogerio Romano. Tufic Derzi. Valnei Faria.

Para conhecer o currículo dos professores clique aqui:

METODOLOGIA
Imersão Articulada Teórica e Prática com Aplicação de Metodologias Mistas de Ensino.

A Pirâmide da Aprendizagem e Técnicas Inovadoras de Internalização, Absorção e Retenção do Conhecimento:

Aprender Lendo, Ouvindo, Vendo, Escrevendo, Desenhando, Falando, Fazendo e por Associação.

Criação de uma rede privada de relacionamento – network – que incremente o capital social dos participantes e os auxilie a assumir maiores desafios, responsabilidades e alavancar suas carreiras.

DINÂMICAS DE GRUPO E EXERCÍCIOS INDIVIDUAIS
Os conteúdos programáticos são explanados e acompanhados de slides digitais, serão exibidos filmes para ilustrar os temas propostos e aplicados jogos, dinâmicas de grupo e exercícios individuais.

CASES

Apresentação de Cases de Sucesso e de Fracasso.

BRAINSTORIMIG (Discussão Dirigida)
Continuamente é fomentada a técnica de brainstorming, com a promoção do debate e do intercâmbio de know-how entre os inscritos no curso, inclusive com o docente, com objetivo dentre outros de desenvolver habilidades intrapessoais e interpessoais, em destaque a capacidade de trabalhar em equipe e cooperar com o grupo.


MATERIAL DIDÁTICO
Em todas as disciplinas do Curso MBA são fornecidas apostilas eletrônicas 
contendo o conteúdo programático dos temas abordados, com a apresentação da aula e os slides do professor, textos, artigos e dicas sobre os conteúdos programáticos e links dos vídeos exibidos para download.

 APRESENTAÇÃO DO CURSO

© 2018 Todos os Direitos Reservados

Instituto de Ensino UPGRADE   Created Since 2009   Design Thinking by Carlos Cardoso