MATRÍCULAS ABERTAS

INFORMAÇÕES

E-mail: carloscardoso@terra.com.br - WhatsApp: (21) 995.686.202

MBA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Master Business Administration

Especialização em Gestão de Negócios do Mercado dos Esportes e Eventos,

da Atividade Física e Bem-Estar, e do Setor de Educação Continuada
 

 

CHANCELA: Faculdade GAMA E SOUZA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/MBA: Nível Lato Sensu

CERTIFICAÇÃO: Especialista

MODALIDADE: Presencial

CARGA HORÁRIA: 360 horas.

PERIODICIDADE: 2 sábados por mês

LOCAL: Campus Copacabana - HORÁRIO: 08h00 as 14h30

DURAÇÃO: 18 meses

COORDENAÇÃO ACADÊMICA EXECUTIVA: Prof. Me. Carlos Cardoso


PROGRAMA DO CURSO

APRESENTAÇÃO

O Curso MBA – Master Business Administration em Educação Física – é direcionado aos profissionais, empresários e executivos que trabalham ou pretendem atuar no planejamento estratégico, gestão, marketing e comunicação de Negócios no Mercado dos Esportes, da Atividade Física e do Bem-Estar.

Esse universo é constituído de academias, estúdios, clínicas, clubes esportivos, centros de treinamento, condomínios, hotéis e Spa´s e outras empresas dessa natureza, como também, eventos esportivos que acontecem em arenas esportivas, ginásios e locais outdoor, tais como, praias, parques, ciclovias, pistas de jogging, etc. 

O MBA em Educação Física inclui a liderança e a gestão dos recursos humanos que promovem a prestação de serviços de fitness (atividade e exercício físico), de wellness (bem-estar, saúde e qualidade de vida) e de esportes (individuais e coletivos), como também, a organização, produção, direção e o marketing e a comunicação de eventos, marketing e direito esportivo.

Serão fornecidas ferramentas estratégicas inovadoras, além do mais, material didático digital que propiciem promover uma evolução na carreira e um aprimoramento nos negócios desse público-alvo, visto que existe uma lacuna nesse setor que carece de mão de obra especializada.

OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar os profissionais a idealizar, criar, inovar, planejar, projetar, construir, instalar, equipar, promover, gerir, administrar, manter e desenvolver o seu próprio negócio ou a empresa que é ou pretende ser o gestor, dentro de padrões de qualidade que a sociedade requer.

Proporcionar aos profissionais a oportunidade de conhecer empresários, executivos, gestores e administradores consagrados e os diferenciais competitivos utilizados por suas empresas no mercado, ademais, doutores, mestres e especialistas renomados na área acadêmica.

 

PÚBLICO-ALVO

O Curso de Master Business Administration é indicado para graduados e pós-graduados, empreendedores e empresários, gestores e administradores, em qualquer área de formação, que pretendem trabalhar no universo da Educação Física e Áreas Correlatas, assim como, para os profissionais que já atuam em cargos de liderança ou tenham espírito empreendedor e almejem montar o seu próprio negócio.

A todos aqueles que necessitam se atualizar e receber as informações mais recentes dessa área do saber, de forma a aprimorar seus conhecimentos em conceitos e estratégias modernas de gestão, administração, marketing e comunicação, de forma inovadora criando diferenciais competitivos.

PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL

Perfil do profissional

Preparar profissionais com as seguintes características:

  • empreendedores (pró-ativos, determinados, dinâmicos e ecléticos); criativos (possuir imaginação fértil); inovadores (transformar ideias e processos em produtos viáveis); estratégicos (criar diferenciais competitivos); visionários (construir o futuro ao invés de aguardar os acontecimentos); planejadores e fazedores (conseguir efetivamente implementar projetos); comprometidos (disciplinados, incansáveis e dedicados à missão da organização); otimistas (apaixonados pelos objetivos e metas); perspicazes (transmutam crises em oportunidades); líderes democráticos e formadores de equipes (descentralizadores do poder fomentam o empowerment, servem aos seus liderados); carismáticos (trabalhar em grupo); experts em comunicação e networking (muito bem relacionados, desenvolver redes sociais e empresariais); direcionados para o mercado (administradores do processo de marketing); pensamento sistêmico, contextual e holístico (societal), de acordo com a Nova Ciência – a Teoria da Complexidade.

 

Competências do profissional

  • Avaliar alternativas e estabelecer prioridades em ambiente competitivo.

  • Desenvolver a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada sempre para obter resultados.

  • Praticar ações gerenciais de forma a proporcionar condições de entender e formular ações táticas que sirvam de referencial na resolução de problemas empresariais.

  • Criar a arquitetura comercial e aprimorar a engenharia do portfólio de negócios da organização.

  • Compor um plano estratégico de marketing, equilibrado e de integração na aplicação das diferentes ferramentas de comunicação, com intuito de não confundir a imagem da empresa e o posicionamento da marca, a fim de obter sucesso na elaboração, implantação e implementação do plano de negócios da organização.

  • Idealizar, criar, planejar, organizar, produzir, promover, controlar e monitorar eventos esportivos, além de elaborar projetos de patrocínios e prospectar instituições para angariar parcerias.

  • Recrutar, selecionar, contratar, treinar e gerir os recursos humanos, além de atrair pessoas e reter os talentos.

 

Mercado e Áreas de Atuação

  • Mercado de academias e estúdios, clínicas de estética, clubes esportivos e centros de treinamento, condomínios, hotéis e Spa´s e outras empresas dessa natureza, e o mercado de eventos, arenas de competição e marketing esportivo.

  • Atuar como gestor de negócios, administrador de empresas e executivo de marketing e comunicação, inclusive, como líder de equipes de trabalho, gestor de pessoas e diretor, produtor e promotor de eventos esportivos

DISCIPLINAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

DISCIPLINA I

Clínicas Esportivas, Seminários Técnicos e Organização de Eventos: planejamento, gestão, administração, marketing, comunicação e negócios

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 30 Horas

  • Ginástica artística. Ginástica desportiva. Esportes de combate. Organização de grupos de corrida de rua. Atividades aquáticas. Escolinhas esportivas. Organização e produção de eventos de pequeno, médio e grande porte (indoor e outdoor). Projetos de patrocínios. Organização de colônia de férias.

DISCIPLINA II

Pesquisa de Campo: Programa de Visitas e Assistência de Eventos Outdoor

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 30 Horas

  • Visitação a organizações conforme um cronograma criteriosamente pré-estabelecido, com o objetivo de conhecer a área física, filosofia, política, ramo de atividades, portfólio de produtos e serviços, o processo de gestão de pessoas, dentre outras atividades.

  • Assistência de eventos de pequeno, médio ou grande porte no que tange a organização desses acontecimentos. Produção de Relatórios.

 

​DISCIPLINA III

Empreendedorismo e Intra-Empreendedorismo

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 130 Horas

  • Auto avaliação do perfil e espírito empreendedor de cada um dos integrantes da turma. Empreendedorismo: você é o dono ou pretende montar um negócio. Intra-empreendedorismo: você não é o dono, mas pensa e age como se fosse! Empreendedor corporativo (interno). Empreendedorismo praticado dentro dos limites de uma organização já estabelecida (empresa, instituição de ensino, entidade sem fins lucrativos e outras de natureza similar). Vantagens e desvantagens entre ser o dono ou o colaborador. O processo empreendedor passo-a-passo. Características dos empreendedores de sucesso. O paradoxo do empreendedorismo: Você é o seu próprio negócio, mas o seu maior concorrente é você! Planejamento, desenvolvimento e gestão de carreira. Coaching para empreendedores.

  • Premissas Básicas do Profissional do Futuro-do-Passado na sua Intervenção Cotidiana: Os segredos do sucesso. A hierarquia das necessidades humanas. A teoria das inteligências múltiplas. Inteligência emocional. O ócio criativo. Foco. Crenças verdadeiras e justificadas. Regras de etiqueta. Ética e postura profissional.

  • Novos paradigmas de marketing e comunicação do mercado de trabalho. A Corporação: a busca patológica por lucro e poder. O surgimento das grandes corporações como pessoas jurídicas. Análise do comportamento do produtor e do consumidor nos últimos 240 anos. Significado implícito nos termos jovem, velho, novo, antigo, criatividade, inovação, paradigma, marketing, comunicação, mercado e trabalho. O estudante vitalício e a cultura fragmentada de geração fast food. Os novos paradigmas. Paradoxos Contemporâneos: contradições que permeiam nosso universo fenomenológico - uma análise aprofundada sobre a essência das coisas e como são percebidas pela humanidade.

  • Plano de negócios: planejamento estratégico de marketing e planejamento estratégico financeiro. Estratégia Global Corporativa (EGO) e Design Thinking. Montagem de um estúdio passo-a-passo (academia de pequeno porte).

  • Educação financeira: saiba como ganhar e lidar com o seu dinheiro. Princípios e conceitos fundamentais de direito para a gestão de negócios: noções de direito empresarial. Contabilidade introdutória.

DISCIPLINA IV

Marketing, Design Thinking e Inovação

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 40 Horas

  • Criatividade versus inovação. Tipologia de processos inovadores. Inovação no universo da atividade e exercício físico (fitness), na área do bem-estar (welness) e no setor dos esportes. Inovação estratégica. Inovação desruptiva para obter vantagem competitiva. Inovação de valor. Inovação avant-garde.

  • Gestão de ideias e negócios inovadores. Tecnologia da informação e seu impacto no sucesso dos negócios. Sistemas e processos de baixo custo: negócios low cost.

  • Marketing Dez Ponto Zero (10.0): como construir, desenvolver e manter a sua marca pessoal e empresarial. Branding (criação e gestão da marca). Marketing presencial: compareça, promova e sampling. Marketing de parceria. Marketing de permuta. Marketing de última geração através de ferramentas online disponíveis em tempo real: site na Internet, e-mail marketing, fanpage no Facebook, messenger, whatsapp, instagran.

 

DISCIPLINA V

Planejamento de Comunicação

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 30 Horas

  • Ferramentas de comunicação (mix). Transmídia. Web Marketing. Pesquisa de marketing. Análise do comportamento do consumidor. Prospecção de clientes, vendas e pós-vendas. Recepcionamento, atendimento, retenção e fidelização de clientes. Oratória: como tornar a sua comunicação mais eficaz.

 

DISCIPLINA VI

Gestão de Pessoas

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 40 Horas

  • Liderança no III milênio e marketing pessoal. Atração de Pessoas. Recrutamento, seleção, contratação, treinamento e gestão de pessoas. Retenção de talentos. Endomarketing, trabalho em equipe e empowerment. Administração de conflitos: gestão e mediação de conflitos no ambiente de trabalho, entre a geração baby boomer,  a geração X, a geração Y e a geração Z.

DISCIPLINA VII

Ciclo de Palestras e Debates

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 60 Horas

  • A Visão Sistêmica da Vida - as influências da Teoria da Complexidade, a ‘Nova Ciência’, na carreira e nos negócios do profissional. Aspectos Filosóficos e Jurídicos da Intervenção Profissional. Sociologia e Educação Física. Ferramentas de Gestão: a lupa, o telescópio e o microscópio. Esporte, Violência, Cultura e Sociedade. Esporte Sustentável. Ensino, Metacognição e Metodologias Ativas. Psicologia e Psicanálise - ferramenta de evolução pessoal. O Profissional de Educação Física gerenciando a qualidade de vida do cliente de A a Z. A Influência da Tecnologia na Atividade Física. Abordagens da Gestão no Âmbito Educacional da Educação Física: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação Lato Sensu. A Crise sou Eu: ações e práticas voltadas à superação de crises. Apresentação de Case de Sucesso no Mercado de Fitness e Wellness.

 

DISCIPLINA VIII

Metodologia da Pesquisa

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 20 Horas

  • ​Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa. Tipos de Conhecimento. Tipos de busca online. Pesquisa Científica e Qualidade de Informação. Tipos de Literatura. Tipos de Pesquisa. Regras de Formatação de Trabalho. Como Escrever um resumo para trabalhos científicos. Como realizar uma revisão de literatura. Fichamento de artigos e capítulos.

DISCIPLINA IX

Seminário de Pesquisa

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 20 Horas

  • Seminário de Pesquisa I: Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

  • Seminário de Pesquisa II. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

CORPO DOCENTE E PROFESSORES CONVIDADOS

Doutores, Mestres, Especialistas e Empresários de Renome, Consagrados na Área Acadêmica e/ou no Setor Empresarial​

  • Amauri Marcello. Andrea João. Angelo Luis de Souza Vargas. Angelo Gonçalves Dias. Antonio Quinto. Armando Ribeiro. Bruno Leal Franco. Carlos Alberto Figueiredo da Silva. Carlos Cardoso. Cayo Lames. Celso Cunha. Davi Miranda. Delton Cervinho. Eduardo Mello. Fábio Cantizano. Gilberto Sterenkrantz. João Laurentino. Jorge Oliveira. Kiko Dantas. Luiz Felipe Roque da Silva. Marcelo Anselmo. Marcio Coppeli. Maria Cristina Bion Cardoso. Maurício Murad. Michel Leonardo Ferreira de Lima. Paulo Figueiredo. Philipe Lantos. Rachel Belmont. Rafael Mocarzel. Raphael Almeida Silva Soares. Renata Osborne. Roberto Ferreira. Roberto Pavel. Rogerio Romano. Tufic Derzi. Valnei Faria.

Para conhecer o currículo dos professores clique aqui:

METODOLOGIA
Imersão Articulada Teórica e Prática com Aplicação de Metodologias Mistas de Ensino.

A Pirâmide da Aprendizagem e Técnicas Inovadoras de Internalização, Absorção e Retenção do Conhecimento:

Aprender Lendo, Ouvindo, Vendo, Escrevendo, Pesquisando, Desenhando, Falando, Fazendo e por Associação.

Criação de uma rede privada de relacionamento – network – que incremente o capital social dos participantes e os auxilie a assumir maiores desafios, responsabilidades e alavancar suas carreiras.

DINÂMICAS DE GRUPO E EXERCÍCIOS INDIVIDUAIS
Os conteúdos programáticos são explanados e acompanhados de slides digitais, serão exibidos filmes para ilustrar os temas propostos e aplicados jogos, dinâmicas de grupo e exercícios individuais.

CASES

Apresentação de Cases de Sucesso e de Fracasso.

BRAINSTORIMIG (Discussão Dirigida)
Continuamente é fomentada a técnica de brainstorming, com a promoção do debate e do intercâmbio de know-how entre os inscritos no curso, inclusive com o docente, com objetivo dentre outros de desenvolver habilidades intrapessoais e interpessoais, em destaque a capacidade de trabalhar em equipe e cooperar com o grupo.


MATERIAL DIDÁTICO
Em todas as disciplinas do Curso MBA são fornecidas apostilas eletrônicas 
contendo o conteúdo programático dos temas abordados, com a apresentação da aula e os slides do professor, textos, artigos e dicas sobre os conteúdos programáticos e links dos vídeos exibidos para download.

 APRESENTAÇÃO DO CURSO

© 2018 Todos os Direitos Reservados

Instituto de Ensino UPGRADE   Created Since 2009   Design Thinking by Carlos Cardoso