MATRÍCULAS ABERTAS

INFORMAÇÕES

E-mail: carloscardoso@terra.com.br - WhatsApp: (21) 995.686.202

MBA EM GESTÃO E MARKETING DE ACADEMIAS

CHANCELA: Faculdade GAMA E SOUZA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/MBA: Nível Lato Sensu

CERTIFICAÇÃO: Especialista

MODALIDADE: Presencial

CARGA HORÁRIA: 360 horas

PERIODICIDADE: 2 sábados por mês

LOCAL: Campus Copacabana - HORÁRIO: 08h00 as 14h30

DURAÇÃO: 18 meses

COORDENAÇÃO ACADÊMICA EXECUTIVA: Prof. Carlos Cardoso


PROGRAMA DO CURSO

APRESENTAÇÃO

Atualmente os empreendedores que almejam abrir uma academia, em grande maioria, são profissionais de educação física que resolveram montar a própria empresa.

Embora conheçam profundamente os aspectos técnicos, científicos, didáticos e pedagógicos da profissão, muitos não possuem conhecimentos para promover a gestão e a administração de um negócio.

No MBA em Gestão e Marketing de Academias, serão ministrados conteúdos programáticos vitais para o sucesso da empresa, todos fundamentais para o perfeito funcionamento e o bom desempenho da organização:

plano de negócios, planejamento estratégico, gestão, administração, economia e finanças, contabilidade, jurídica, comercial, marketing, comunicação, atendimento, vendas, fidelização de clientes, organização e produção de eventos e projetos de patrocínios, tecnologia da informação, inovação, liderança, gestão de pessoas etc.

Para alcançar os objetivos o Curso apresenta uma estrutura curricular inovadora, com o conteúdo programático distribuído em módulos, de forma a que o participante ao concluir o MBA esteja preparado para executar no dia a dia o que foi aprendido em sala de aula.

 

PÚBLICO-ALVO
O Curso é indicado para profissionais de educação física e de áreas 
correlatas, a todos que tenham ou necessitem desenvolver o seu espírito empreendedor, como também, para investidores, financistas, empresários, empreendedores, gestores, administradores, gerentes, supervisores, intra-empreendedores e coordenadores de empresas e/ou de projetos, em qualquer área de formação, que pretendam criar, implantar, desenvolver e manter negócios ou trabalhar em cargos de gestão e liderança.

OBJETIVO GERAL
Preparar os participantes a projetar, construir, instalar, equipar, promover 
e administrar a sua própria academia ou até mesmo a que pretende ser o gestor, dentro de padrões de qualidade que a sociedade requer, elaborando o plano de negócios da empresa de forma a diminuir satisfatoriamente os riscos provenientes da montagem de um negócio.

DISCIPLINAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA I

Plano de Negócios

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 20 Horas

  • Introdução ao Planejamento: Conceitos Introdutórios. Tipos de Planejamento. Origens do Planejamento. Evolução do Planejamento Através dos Tempos. A Importância Estratégica do Planejamento nos Dias Atuais. O Que é um Plano de Negócios. Porque Fazer o Plano de Negócios. Outras Considerações sobre o Plano de Negócios.

  • O Problema. Identificação de Ferramenta de Gestão Empresarial.

 

DISCIPLINA II

Planejamento Estratégico de Marketing

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 80 Horas

  • Introdução ao Planejamento Estratégico de Marketing. Matriz Analítica do Plano de Negócios de Cardoso.

  • Conceituação Básica do Negócio: Missão. Visão. Definição do Negócio. Valores.

  • Análise de Cenários: Fatores Críticos de Sucesso. Macroambiente. Microambiente. Pesquisa de marketing. Análise SWOT.

  • Arquitetura Estratégica Corporativa: Estratégia Global Organizacional. Inovação. Objetivos Específicos, Metas e Submetas. Estratégias Específicas e Táticas. Portfólio de Negócios e Core Business. Construção da Marca. Mix de Marketing.

  • Plano de Comunicação: Propaganda e Publicidade. Relações Públicas. Força de Vendas e Promoção de Vendas. Marketing Direto. Telemarketing. Marketing Esportivo. Marketing Cultural. Marketing Societal. Marketing Digital ou Web Marketing. Hospedagem de website na Internet. Criação da FanPage no Facebook. Desenvolvimento de mailing list (cadastro). Implantação de Blog na Internet. Produção de canal no YouTube. Obter suporte dos serviços do Google AdWords. Aquisição de aplicativos específicos.

  • Liderança e Gestão de Pessoas: Capital Intelectual. Liderança no III Milênio. Sociologia e Educação Física. Trabalho em Equipe.

  • Plano de Ação: Método 5W2H.

  • Feedback e Controle: Método Quadro de Programação. Método Cronograma (Diagrama de GANTT).

  • Novos Paradigmas. Matriz Sistêmica do Plano de Negócios de Cardoso. Design Thinking

 

DISCIPLINA III

Planejamento Estratégico Financeiro

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 20 Horas

  • Análise de Viabilidade do Negócio. Introdução ao Raciocínio Lógico-Matemático. Avaliação Comparativa entre os Seguintes Investimentos: Aquisição de um Imóvel; Fundo de Renda Fixa ou Caderneta de Poupança; e Montar um Negócio.

  • Estimativa do Investimento Inicial para a Montagem do Negócio. Cálculo da Receita Mensal Média Anual Através da Criação do Portfólio de Negócios. Análise do Gasto Operacional Mensal Médio Anual. Estabelecimento do Resultado Mensal Médio Anual – Lucro ou Prejuízo.

  • Determinação dos Prazos de Pré-montagem e de Montagem do Negócio.

  • Estabelecimento das Taxas de Atualização e de Atratividade do Capital Inicial Investido, e das Taxas de Lucratividade e de Rentabilidade do Negócio.

  • Determinação do Break-even Point (Ponto de Equilíbrio) e do Prazo de Maturação do Negócio.

  • Elaboração do Payback: Fluxograma Contendo o Tempo de Retorno do Capital Inicial Investido no Negócio.

  • Workshop (Teoria e Prática Conjugadas): Exercícios no Computador Laptop, com o Software Excel 2010 Instalado, ou com Calculadora Tradicional. Desenvolvimento do Payback de cada uma das Maiores Redes de Academias do Brasil, como também, de Academias de Médio e de Pequeno Porte, Estúdios, etc.

 

DISCIPLINA IV

Princípios e Conceitos Fundamentais de

Direito e de Contabilidade para a Gestão de Negócios.

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 60 Horas

  • Noções de Direito Empresarial. Apresentar os conceitos de Direito empresarial. Traçar o caminho para a constituição e encerramento de uma empresa. Desenvolver o conhecimento a respeito do regime tributário. Abordar o tema das inscrições nos conselhos competentes. Apresentar considerações a respeito de direitos autorais. Promover uma discussão sobre todos os temas tratados.

  • Noções de Direito Civil. Apresentar alguns conceitos de Direito Civil. Fazer uma reflexão sobre Personalidade, Pessoa natural e Pessoa Jurídica. Desenvolver o conhecimento sobre capacidade. Abordar o negócio jurídico, seus defeitos e questões essenciais do Direito do Consumidor. Analisar os principais contratos referentes à gestão de negócios. Promover uma discussão a respeito dos temas tratados.

  • Noções de Direito do Trabalho. Construção do Conhecimento a Respeito do Direito do Trabalho. Apresentação dos principais conceitos relativos ao tema, bem como, análise do contrato de trabalho, desde sua formação até a sua extinção. Prestação do serviço autônomo e suas principais características.

  • Contabilidade Introdutória: Noções e Conceitos Básicos. Regime Tributário e Impostos Incidentes. Obrigações Acessórias. Regras para Criação da Empresa. Custos com Mão de Obra (Salários e Encargos). Controle Financeiro Diário e Mensal. Controladoria (Relatórios Gerenciais e Planejamento).

  • Franquia de Negócios. Contabilidade na Prática. Controladoria na Prática. Cases de Sucesso em Gestão.

 

DISCIPLINA V

Estratégias e Táticas Avançadas de Marketing e Comunicação

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 40 Horas

  • Princípios e Conceitos Fundamentais de Marketing e Comunicação. Estratégias e Táticas do Marketing Contemporâneo Aplicadas no Mercado de Academias. A Ciência Inexata e a Multidisciplinariedade do Marketing.

  • Conceitos Centrais de Marketing Inteligados: Necessidades, Desejos e Demandas. Hierarquia das Necessidades Humanas Segundo Maslow. Produtos e Serviços. Valor, Satisfação e Qualidade. Trocas, Transações e Relacionamentos.

  • Mercados e Marketing: Conceito Original. Conceito dos Economistas. Conceitos dos Profissionais de Marketing. Relacionamento entre a Indústria e o Mercado – Sistema de Marketing Simples. Mercado, Segmento, Nicho e Célula.

  • Administração de Marketing. Administração da Demanda. Desenvolver Relacionamentos Duradouros e Lucrativos com os Clientes. Filosofias de Administração de Marketing. Origens do Marketing. Evolução do Conceito de Marketing. Eras do Marketing. Institutições Expert em Marketing. Marca Registrada.

  • Análise do Comportamento do Consumidor.

  • Recepcionamento, Atendimento, Vendas, Retenção e Fidelização de Clientes.

 

DISCIPLINA VI

Gestão Econômica e Financeira

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 30 Horas

  • Educação Financeira. Pensando Financeiramente. Os Três Erros Universais. Planejamento financeiro. A influência da educação familiar. Gestão de Recursos. A História e o Caminho do Dinheiro. Desendividamento. Estratégias Financeiras. Relacionamento Bancário. Cartões de Crédito, herói ou vilão? Investimentos. Conceito de Riqueza. O Homem e o Ego. Empréstimos, sim, não e por que. Despesas e Receitas. Construindo Fortuna. Reserva, palavra de ordem. Adquirindo Bens. Custos e Despesas. Captação de Recursos. Capital de Giro. Previdência e Aposentadoria. Regras e Dicas para o $uce$$o.

  • Finanças Corporativas. Estudo de Mercado. Captação de Recursos. Fluxo de Caixa. Capital de Giro. Reserva de Capital. Apurando Resultados. DRE Demonstrativo de Resultado. Direcionando Investimento. Investimento x Retorno. Custo de Oportunidade. Margem de Contribuição. Estudo de Caso. Perpetuação do Negócio.

  • Valuation. Quanto vale a empresa? Quando pretende vender algo, baseado em que você define o valor de venda? O que devemos considerar ao avaliar uma empresa? O que pode influenciar o preço do bem? Principais métodos utilizados para avaliar empresas. DRE demonstrativo de resultado de exercício. Ações, bolsa de valores, abertura de capital, como o mercado financeiro avalia as empresas.

 

DISCIPLINA VII

Gestão da Área Técnica

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 10 Horas

  • Programas para Atendimento de Clientes com condições Especiais. Atendimento na Sala de Musculação. Novas Tendências em Academias. Avaliação e Prescrição do Treinamamento para Clientes de Academia. Estratégias de Fidelização e Retenção de Clientes. Seleção e Treinamento da sua Equipe. Como Competir com Outras Academias.

 

DISCIPLINA VIII

Ciclo de Palestras e Debates

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 60 Horas

  • A Visão Sistêmica da Vida - as influências da Teoria da Complexidade, a ‘Nova Ciência’, na carreira e nos negócios do profissional. Aspectos Filosóficos e Jurídicos da Intervenção Profissional. Sociologia e Educação Física. Ferramentas de Gestão: a lupa, o telescópio e o microscópio. Esporte, Violência, Cultura e Sociedade. Esporte Sustentável. Ensino, Metacognição e Metodologias Ativas. Psicologia e Psicanálise - ferramenta de evolução pessoal. O Profissional de Educação Física gerenciando a qualidade de vida do cliente de A a Z. A Influência da Tecnologia na Atividade Física. Abordagens da Gestão no Âmbito Educacional da Educação Física: Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação Lato Sensu. A Crise sou Eu: ações e práticas voltadas à superação de crises. Apresentação de Cases de Sucesso no Mercado de Fitness e Wellness.

 

DISCIPLINA IX

Metodologia da Pesquisa

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 20 Horas

  • ​Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa. Tipos de Conhecimento. Tipos de busca online. Pesquisa Científica e Qualidade de Informação. Tipos de Literatura. Tipos de Pesquisa. Regras de Formatação de Trabalho. Como Escrever um resumo para trabalhos científicos. Como realizar uma revisão de literatura. Fichamento de artigos e capítulos.

DISCIPLINA X

Seminário de Pesquisa

Conteúdos Programáticos - Carga Horária: 20 Horas

  • Seminário de Pesquisa I: Qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

  • Seminário de Pesquisa II. Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

CORPO DOCENTE E PROFESSORES CONVIDADOS

 

Doutores, Mestres, Especialistas e Empresários de Renome, Consagrados na Área Acadêmica e/ou no Setor Empresarial​

 

Amauri Marcello. Angelo Luis de Souza Vargas. Angelo Gonçalves Dias. Antonio Quinto. Armando Ribeiro. Bruno Leal Franco. Carlos Alberto Figueiredo da Silva. Carlos Cardoso. Cayo Lames. Celso Cunha. Davi Miranda. Delton Cervinho. Eduardo Mello. Fábio Cantizano. Gilberto Sterenkrantz. João Laurentino. Jorge Oliveira. Kiko Dantas. Luiz Felipe Roque da Silva. Marcelo Anselmo. Marcio Coppeli. Maria Cristina Bion Cardoso. Maurício Murad. Michel Leonardo Ferreira de Lima. Paulo Figueiredo. Philipe Lantos. Rachel Belmont. Rafael Mocarzel. Raphael Almeida Silva Soares. Renata Osborne. Roberto Ferreira. Roberto Pavel. Rogerio Romano. Tufic Derzi. Valnei Faria

Para conhecer o currículo dos professores clique aqui:

 APRESENTAÇÃO DO CURSO

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